segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fim-de-semana em casa

Depois do fim-de-semana em Paris, um fim-de-semana no Porto! A mãe já reclamava a falta de visitas a casa e, depois de alguns meses, este fim-de-semana soube mesmo bem. Frio e sol, esteve o tempo perfeito para passear na baixa do Porto :) Finalmente conheci o espaço da Ovelha Negra, na Rua da Conceição. Quando visitei a loja, estava a acontecer um dos muitos workshops de tricot, com a Joana Nossa, entusiasticamente, a orientar as suas alunas. Depois da amostra, reservei já a minha presença na aula de mitenes, que irá acontecer em Janeiro.


Aproveitei o curto passeio na baixa do Porto (o tempo não deu para mais) para espreitar a antiga loja de lãs Lopo Xavier. Ao balcão, dois simpáticos senhores que já contam alguns anos na loja. As lãs são muitas, mais clássicas, de vários fios, composições e cores.


Na Ovelha Negra, tive oportunidade de conhecer a simpática X. que me mostrou um bocadinho da técnica das 5 ou 4 agulhas. Fiquei fascinada com o bocadinho que lá passei e mais, com o acessório usado pela X. para evitar passar os fios atrás do pescoço: um alfinete com um pequeno gancho. Claro que aproveitei para trazer alguns para experimentar :) Já em casa, com a mãe, descobri que a avó E. usava também um destes acessórios, este em prata e com uns cãezinhos amorosos, uma preciosa antiguidade!


Os achados não ficaram por aqui!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Paris - Dernière Jour: Phildar

No último dia em Paris, aproveitámos para um último passeio, o dia gelado convidava a procurar espaços quentes e o passeio fez-se de loja em loja na tentativa de aquecer. Uma das referências do shopping em Paris são as galerias Printemps. As montras são verdadeiras obras de arte, nesta altura do ano, dedicadas aos mais pequenos. Mas foi aqui que fui encontrar uma zona especial da Phildar! Como as fotos no interior da loja são proibidas, fica apenas o resultado da visita :)

Paris - Froid Dimanche

O Domingo foi reservado à cultura. Não esteve propriamente um dia para grandes passeios: chuva e muito frio! Mas vir a Paris e não visitar o Museu do Louvre e a Torre Eiffel, é como ir a Roma e não ver o Papa :) No novo espaço do Museu - Carroussel du Louvre - encontrei um souvernir lindo, ideal para organizar a minha caixa de costura!

Paris - Samedi du soleil

Sábado esteve um dia lindo de sol e frio! Excelente para passear pelas ruas de Paris :) Claro que a lista com lojas e espaços de referência para as costuras e tricot veio bem preparada, as dicas da R. e da Marie Claire Idées foram preciosas! Sem dúvida que a preferência vai para La Droguerie! A loja é linda e recheada de coisas maravilhosas: meadas de lã, seda e algodão, fitas e galões, botões e contas! Pena que proibissem as fotos no interior da loja mas fica uma da entrada.


Quem não mereceu uma foto (uma pena), foi a Le Comptoir, uma pequenina e tradicional retrosaria, onde estive quase, quase para comprar umas lindas agulhas Symfonie da KnitPro, tal não aconteceu porque, a senhora da loja, com toda a certeza, deveria ser a francesa mais antipática de Paris!


Compensou esta paragem a pequena, mas maravilhosa, loja de tecidos japoneses que encontrei na zona Le Marais - Kaetsu. A loja, de uma simpática japonesa (Keiko Nomura), estilista de profissão, que nos atendeu de forma atenciosa e preocupada, apresenta uma variedade enorme de tecidos japoneses (todos lindos!) e muitas peças handmade realizadas com os mesmos. Claro que não resisti aos tecidos :)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Paris - Bienvenue!

Assim que chegámos a Paris, depois de deixar as malas no hotel e comer alguma coisa num simpático café parisiense (onde o empregado não faz - e ainda bem - jus à fama dos franceses), o primeiro ponto de paragem foi a Creations & Savoir-Faire :) Não preciso dizer que adorei visitar, passo a citar, le salon nº 1 des femmes créatives" que, talvez por ser o primeiro, ainda tenha muito para dar nas próximas edições!

 

Resisti à tentação dos tecidos e das lãs mas encontrei algumas preciosidades: carrinhos de linhas antigos, fitas de Natal (lindas!) e pequenas miniaturas com motivos de costura e que já há algum tempo as procurava (estas vou usá-las para personalizar as minhas ferramentas da caixa de costura:).


PS - a inspiração das molas para enrolar as fitas veio daqui :)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Paris!

Amanhã tenho um avião para apanhar (isto se a Cimeira me deixar!) que voará até à Cidade da Luz! Um dos pontos de paragem obrigatória será a Feira Créations & Savoir-Faire, promovida pela Marie Claire Idées. Espero trazer muitas fotos e ideias para partilhar! Bom fim-de-semana!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fim-de-semana preenchido

A semana é passada a pensar no fim-de-semana e quando este chega passa a correr! Este foi um daqueles preenchidos. No Sábado, a aula de tricot foi na Dotquilts, com a R. como professora, e aprendemos a fazer tranças e borbotos. A aula foi produtiva e sinto que já poderei aventurar-me em trabalhos mais criativos :) A amostra ainda não está terminada e espero conseguir chegar ao objectivo final: uma bolsa!


Hoje o final da tarde foi dedicado a um projecto que tinha na cabeça e queria concretizar. Gosto muito do resultado e vai dar muito jeito no próximo fim-de-semana :)

domingo, 7 de novembro de 2010

Já cheira a Natal!

O Natal começa a aproximar-se! A mudança da hora é o primeiro sinal que nos diz que os dias começam a ser cada vez mais pequenos e, já se vêem por aqui e por ali algumas iluminações de Natal. Por esta altura começo a ficar excitadíssima com a época que se avizinha... o Natal tem este efeito em mim... simplesmente adoro! Adoro o cheiro das lareiras, adoro o frio, adoro as malhas, adoro as luzes mas acima de tudo adoro aquilo que tem de tão especial e não se vê!

No último fim-de-semana, a tarde de Sábado foi dedicada a aprender a fazer uma bota de Natal em patchwork. Com a professora aprendi mais uma nova técnica - o quilt and go - e depois de fazer o par cá para casa, já estou a trabalhar em mais duas para oferecer.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tricot Suisse



O meu irmão trouxe-me um lindo souvernir de Genévre. Fotografei-o com o meu trabalho de tricot em curso :)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Olhem só o que eu encontrei...

... no lixo! Na passada 6ª feira quando regressava a casa, e reparava que a rua estava particularmente suja, chamou-me a atenção uns lindos figurinos vintage. Revistas vintage! A mais antiga é de 1938, passa pelos anos 40, 50, 60 e termina com os 70. São revistas femininas da altura, lindas! How lucky am I? :)